Voltar as Notícias

Projetos da Nutriplus Auxiliam Escolas com a Nova Exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação

Os projetos de educação alimentar que a Nutriplus desenvolve junto aos mais de 1 milhão de alunos, das mais de 2.100 unidades de educação atendidas pela empresa no Brasil, servem como conteúdo para que as escolas se adequem à exigência da inclusão da educação alimentar e nutricional no currículo escolar.

Em maio deste ano foi sancionada pela Presidência da República, a Lei nº 13.666/2018 que inclui educação alimentar e nutricional entre os temas transversais, que terão que ser abordados tanto no ensino fundamental quanto no médio. Com isso, as escolas públicas e particulares devem incluir o tema para ser debatido durante as aulas. A educação alimentar será um assunto interdisciplinar e transversal a ser discutido durante as aulas, como as de ciências e biologia. Durante o ano, a Nutriplus desenvolve junto às escolas das cidades atendidas, projetos de educação nutricional adequados a cada segmento educacional, com o objetivo de promover a saúde por meio de hábitos alimentares saudáveis na comunidade escolar, seguindo as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Os projetos são ações diferenciadas, pois são elaborados por especialistas em nutrição e educação, em parceria com as Secretarias de Educação dos municípios.

Dentre os projetos oferecidos pela Nutriplus, vale destacar a contação de história “A menina que não gostava de fruta”, desenvolvido para crianças com até 5 anos, o programa Intervalo Orientativo, destinado a estudantes do ensino fundamental, médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos), os Concursos de Desenhos, Paródias, Receitas e de Painéis, além das palestras e cursos de formação destinados a diretores, coordenadores e professores.

O sobrepeso infantil, segundo relatório do Panorama da Segurança Alimentar e Nutricional na América Latina, afeta 7% das crianças menores de 5 anos na região, cifra superior à média mundial de 6%, afetando 3,7 milhões de crianças.

Ainda segundo o relatório, a obesidade é um fenômeno cada vez mais generalizado na América Latina e no Caribe, uma vez que 24 países da região apresentam uma proporção de pessoas obesas superior a 20% da população.

Preocupada com essa situação, que os projetos de educação nutricional da Nutriplus passam a ter importante papel na construção de hábitos alimentares saudáveis, por meio da sensibilização, diálogo e experimentação de alimentos no ambiente escolar.

Voltar as Notícias