Voltar as Notícias

NOVO PROJETO DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR NUTRIPLUS APRESENTA DICAS ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

A Nutriplus inicia o segundo semestre de 2019 com um novo projeto de educação alimentar: “Todos Contra a Obesidade”. O programa faz parte do Intervalo Orientativo, onde os nutricionistas da empresa percorrem as unidades de ensino atendidas e durante o intervalo entre as aulas ou em período específico indicado pela direção, e discutem com os alunos sobre hábitos e alimentação saudável.

O sedentarismo infantil costuma ser a causa de sérios danos à saúde, que podem refletir na vida adulta. Um estudo apresentado no 5º Congresso Internacional de Atividade Física e Saúde Pública, em 2015, mostrou que, em média, 39% das crianças estão acima do peso no mundo inteiro. A obesidade infantil e na adolescência tem crescido muito no Brasil nas últimas duas décadas, podendo estar relacionada a fatores hereditários, e também, a maus hábitos alimentares e sedentarismo.

Uma alimentação mais saudável e a prática de atividades físicas são fundamentais para todas as crianças e adolescentes, e podem ser favorecidas por meio de pequenas mudanças nos seus hábitos. Por enfrentarem várias mudanças decorrentes da vida moderna, é essencial que eles tenham acesso a uma dieta equilibrada e a atividades físicas com regularidade. A criança e o adolescente aprendem muito pelo exemplo, por isso é importante o seu acesso à prática de exercícios físicos e a refeições saudáveis no ambiente escolar e familiar, desde cedo. Preocupada com essa situação, que os projetos de educação nutricional da Nutriplus passam a ter importante papel na construção de hábitos alimentares saudáveis, por meio da sensibilização, diálogo e experimentação de alimentos no ambiente escolar.

Os projetos que a Nutriplus, em parceria com as Secretarias de Educação, desenvolve junto aos mais de 1 milhão de alunos, das mais de 2.100 unidades de educação atendidas pela empresa no Brasil, são utilizados ainda como conteúdo para que as escolas se adequem à exigência da inclusão da educação alimentar e nutricional no currículo escolar, que está em vigor desde novembro de 2018. Em maio do ano passado, foi sancionada a Lei nº 13.666/2018, que inclui educação alimentar e nutricional entre os temas transversais, que deverão que ser abordados tanto no ensino fundamental, quanto no médio. Com isso, as escolas públicas e particulares devem incluir o tema para ser debatido durante as aulas.

A Nutriplus já desenvolve junto às escolas das cidades atendidas, projetos de educação nutricional adequados a cada segmento educacional, com o objetivo de promover a saúde por meio de hábitos alimentares saudáveis na comunidade escolar, seguindo as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Os projetos são ações diferenciadas, pois são elaborados por especialistas em nutrição e educação, em parceria com as Secretarias de Educação dos municípios.

Voltar as Notícias