Voltar as Notícias

NOVA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NUTRIPLUS ESTREIA EM FEVEREIRO

A história da menina Amanda, que não gosta de comida saudável e que não tem hábitos de higiene é a nova Contação de História que a Nutriplus passa a apresentar aos alunos da Educação Infantil nas escolas atendidas em todo o Brasil, a partir de fevereiro. O projeto faz parte do Programa de Educação Nutricional Histórias que Alimentam, que empresa desenvolve nas unidades de ensino com o objetivo de promover hábitos alimentares saudáveis, por meio da aceitação de uma maior variedade de alimentos junto aos alunos.

Montada numa releitura do livro homônimo, escrito por Leonardo Mendes Cardoso e desenvolvida pela Pedagoga e Contadora de Histórias, Nádia Barbuglio, a apresentação narra como Amanda, na hora da fome, busca alimentar-se de salgadinhos e outras guloseimas nada saudáveis, vendo seu corpo sofrer com esses hábitos, pela falta de vitaminas e nutrientes essenciais para a saúde. Num certo dia ela se vê dentro da gaveta da geladeira e vai parar o País das Vitaminas, onde encontra alguns personagens amigos e outros nem tanto, descobrindo assim, a importância da alimentação saudável.

A primeira temporada de “Amada no País das Vitaminas” será na cidade de Uberaba-MG, a partir do dia 10 de fevereiro, com a apresentação no Centro Municipal de Educação Infantil Aparecida Conceição Ferreira – “Vó Cida”. O projeto permanece na cidade mineira até o dia 21 de fevereiro, com mais 35 apresentações nos Centros Municipais de Educação Infantil.

A contação de histórias configura-se como uma ação diferenciada para alunos da Educação Infantil, capaz de envolver não somente os estudantes, mas também toda a comunidade escolar. Com isso, a abordagem de temas relacionados à Alimentação Saudável, configura-se como um elo de fundamental importância para, associado com outros temas, promover ações que contribuam efetivamente para despertar o interesse e a necessidade de se promover a saúde.

Uma alimentação mais saudável e a prática de atividades físicas são fundamentais para todas as crianças e adolescentes, e podem ser favorecidas por meio de pequenas mudanças nos seus hábitos. Por enfrentarem várias mudanças decorrentes da vida moderna, é essencial que eles tenham acesso a uma dieta equilibrada e a atividades físicas com regularidade. A criança e o adolescente aprendem muito pelo exemplo, por isso é importante o seu acesso à prática de exercícios físicos e a refeições saudáveis no ambiente escolar e familiar, desde cedo. Preocupada com essa situação, que os projetos de educação nutricional da Nutriplus passam a ter importante papel na construção de hábitos alimentares saudáveis, por meio da sensibilização, diálogo e experimentação de alimentos no ambiente escolar.

Os projetos que a Nutriplus, em parceria com as Secretarias de Educação, desenvolve junto aos mais de 1 milhão de alunos, de mais de 2.100 unidades de educação atendidas pela empresa no Brasil, são utilizados ainda como conteúdo para que as escolas se adequem à exigência da inclusão da educação alimentar e nutricional no currículo escolar, graças à Lei nº 13.666/2018, que inclui educação alimentar e nutricional entre os temas transversais, que deverão que ser abordados tanto no ensino fundamental, quanto no médio.

A Nutriplus já desenvolve junto às escolas das cidades atendidas, projetos de educação nutricional adequados a cada segmento educacional, com o objetivo de promover a saúde por meio de hábitos alimentares saudáveis na comunidade escolar, seguindo as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Os projetos são ações diferenciadas, pois são elaborados por especialistas em nutrição e educação, em parceria com as Secretarias de Educação dos municípios.

Voltar as Notícias