Voltar as Notícias

Expo Chile Agrícola 2018 destaca Programa de Agricultura Familiar desenvolvido pela Nutriplus

O Programa de Agricultura Familiar Rural – AGRIFAMI, desenvolvido pela Nutriplus para o Governo do Chile, ganhou destaque na Expo Chile Agrícola 2018, encontro organizado pelo Ministério da Agricultura na capital Santiago e que reuniu mais de 20 mil pessoas entre os dias 04 e 07 de outubro.

Durante o Seminário de Associatividade e Encadeamento Produtivo, que contou com a participação do Diretor Nacional do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário – INDAP, Carlos Recondo, do Diretor Nacional da Junta Nacional de Auxílio Escolar e Bolsas de Estudo – JUNAEB, Jaima Tohá e do representante da Sociedade Campesina Hortícola do Sul de Osorno, Alfredo Muñoz, o programa implantado pela Nutriplus em Osorno, foi considerado exemplar na incorporação dos pequenos agricultores como fornecedores no Programa de Alimentação Escolar do país.

“O balanço é totalmente positivo, porque sinto que esse programa está se fortalecendo, e isso vai ter uma projeção no tempo, o que a longo prazo, significa que seremos capazes de fazer novos investimentos e que para toda agricultura familiar vai existir uma janela aberta, uma alternativa para desenvolver um item que lhes permita melhorar sua qualidade de vida”, afirmou Alfredo Muñoz.

A parceria dos agricultores familiares com a Nutriplus iniciou em junho de 2017 e possibilitou a entrada destes produtores no mercado formal por meio do programa de compras públicas. O programa é uma experiência pioneira no Chile e possibilita aos agricultores locais capacitações sobre qualidade, venda a granel, cooperativismo, trabalho formal e planejamento tributário, além de garantir o fornecimento de alimentação de melhor qualidade e maior aceitação pelos estudantes da cidade. No final de agosto deste ano, a cooperativa inaugurou a sala para manuseio e processamento de vegetais, recebeu a licença de funcionamento da estrutura e apresentou o caminhão que foi adquirido pelo Ministério da Agricultura Chileno, que está sendo utilizado exclusivamente para o transporte dos produtos da agricultura familiar para as escolas atendidas.

A Nutriplus está no Chile desde o ano de 2009 e atualmente serve 170 mil refeições por dia, para 680 escolas e conta com mais de 2 mil colaboradores.

Voltar as Notícias